Centro de Interpretação Venerável Padre Manuel Nunes Formigão| CIVMANF/IEAC-GO
APRESENTAÇÃO
Bem-vindo ao Centro de Interpretação Venerável Padre Manuel Nunes Formigão
O Centro de Interpretação Venerável Padre Manuel Nunes Formigão (CIVMANF/IEAC-GO) foi constituído em julho de 2025, no âmbito do Projeto da Edição das Obras Completas Criticamente Anotadas do Venerável Padre Manuel Nunes Formigão, um projeto sob a direção de Eugénia Abrantes e Saturino Gomes, SCJ. O Centro conta com a assinatura do webdesigner Engenheiro Manuel Pedreiro e com a estreita colaboração da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.
O CIVMANF/IEAC-GO foi desenhado para:
- permitir um maior conhecimento do Venerável Padre Manuel Nunes Formigão;
- ser um espaço virtual de publicação de ações desenvolvidas no âmbito do desenvolvimento da investigação e edição das suas Obras Completas;
- ser um lugar virtual de receção de documentos importantes da vida e obras do Padre Formigão.
Se possui, porventura, algum documento (foto, texto, obra, conferência, etc.) do Padre Manuel Formigão, partilhe connosco. A equipa científica fará a devida análise do(s) mesmo(s). O(s) documento(s) será(ão) devolvido(s) aos seus proprietários, salvo se representar uma doação à Congregação.
“I Have a Dream” - Irmã Armandina Neto, Superiora Geral
Martin Luther King Jr, no célebre discurso que fez à nação americana no dia 28 de agosto de 1963 em que proclamava “I Have a Dream”, tinha a esperança de que esse sonho no futuro seria concretizado.
Assim aconteceu com o Projeto da Edição das Obras Completas Criticamente Anotadas do Venerável Padre Manuel Nunes Formigão que é um projeto há muito querido, sonhado e desejado pela Congregação.
Já o XIV Capítulo Geral da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, reunido em Fátima de 05/08/2017 a 11/08/2017 sob o lema: “Maria, modelo da missão reparadora”, nas orientações para o sexénio 2017-2023 recomenda a edição desta obra. Chegou o XV Capítulo Geral da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, reunido em Fátima de 03 a 10 de julho de 2023, sob o lema: “À luz de Cristo reavivar a nossa missão Reparadora”, e nas orientações para o sexénio 2023-2029 diz: “Promover a publicação de uma biografia e das obras completas do Venerável Fundador.”
Por razões alheias à nossa vontade não foi possível a sua execução. Hoje a realização e concretização dessa obra é já uma realidade que, embora ainda num processo embrionário,” começa a crescer e em 2028 terá a sua conclusão. A graça põe em nós esperanças, esperanças infinitas e energias maravilhosas.” (FORMIGÃO, Cad. 10, p. 186). A Congregação sempre acreditou que seria possível. E que melhor altura para o lançamento da Obra que o ano do Jubileu da Esperança? É com alegria e com esperança renovada que a Congregação se aventura neste empreendimento com a certeza de que a figura incontornável, no contexto fatimita e não só, do nosso Fundador seja mais conhecida, mais reconhecida e no tecido eclesial da Igreja em Portugal mais valorizado.
Termino com Miguel de Cervantes e seu D. Quixote (Vol. 2, Ediouro: São Paulo: Publifolha, 199, p.210) que com a sua mente sonhadora, mas por momentos lucida dizia:
E como não estás experimentado nas coisas do mundo, todas as coisas que tem algo de dificuldade te parecem impossíveis. Correrá o tempo, entretanto, como já antes disse, e irei contar-te algumas das coisas que lá em baixo vi, as quais farão com que acredites nas que aqui contei, cuja verdade não admite réplica nem disputa.
E eu digo confia em Deus, porque Ele geralmente dá doces saídas a muitas amargas dificuldade.
Foram anos de amadurecimento, anos de reflexão, mas, citando Fernando Pessoa no seu poema “Mar português”:
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena!
Neste momento a “alma” da Congregação está em júbilo, porque constatamos que o “I Have a Dream” de cada uma de nós, Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, vai concretizar-se. O que nos parece impossível, torna-se realidade graças à parceria com o Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (EAGO-CO) e a algum mecenato que esperamos vir a conseguir no futuro.
Irmã Armandina Neto, Superiora Geral da Congregação das Irmãs reparadoras de Nossa Senhora de Fátima
PADRE MANUEL NUNES FORMIGÃO - um homem pelas estradas do mundo - Mons. M. Saturino Gomes, scj
PADRE MANUEL NUNES FORMIGÃO
um homem pelas estradas do mundo
O Venerável Padre Manuel Nunes Formigão, cujas virtudes heroicas foram aprovadas pelo papa Francisco em abril de 2018, é um modelo para o Povo de Deus: sacerdotes, religiosas, religiosos, leigos. Estamos a recordar e a viver o processo de beatificação, agora na fase romana, e que exigiu o emprego de muitos recursos humanos e materiais, desde a longínqua fase diocesana. Bem-haja a tantas pessoas, dentro e fora da Congregação, que deram o melhor de si para que a santidade do Padre Manuel Formigão fosse mais conhecida para bem do Povo de Deus.
Na fase romana, a documentação e as decisões têm o seu centro no Dicastério para as Causas dos Santos da Santa Sé. A próxima etapa, antes da canonização, será a beatificação, que exige a aprovação de um milagre, concedido por Deus, mas por intercessão deste sacerdote. E para a canonização, será necessário outro milagre. A decisão final compete ao Santo Padre, depois de obter o parecer favorável dos colaboradores do dito Dicastério. O Postulador, com residência obrigatória em Roma, exerce a sua missão, em ligação com a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, Autora do processo, e a Santa Sé.
Cito um excerto de uma sua meditação, que pode servir de incentivo para a nossa vida de cada dia:
É preciso amar muito a Deus para lhe dar, a cada instante do dia e durante uma vida inteira, a vontade, os membros, as forças, os gostos particulares, porque tudo isso supõe uma alma heroica. Essa fidelidade constante às pequenas coisas não pode ser senão o resultado do espírito de zelo que não deixa escapar nenhuma ocasião de agradar a Deus e de O honrar, do espírito de renúncia que se presta a essa minuciosidade obscura em que os sacrifícios multiplicados pedem muito à natureza e não deixam nada à vaidade, do espírito de reconhecimento, que, comovido com a liberalidade de Deus para consigo, quer dar-lhe sempre mais, do espírito de humildade que, vendo a desproporção infinita entre o que pode a natureza e o que Deus merece, procura suprir, com a intensidade do amor e com a fidelidade de todos os minutos, a fraqueza das suas ações… (Pe Manuel N. Formigão, Cadernos Espirituais).
Continuemos a rezar pela beatificação, utilizando a oração apropriada, e divulgando a sua vida de zeloso sacerdote.
Mons. M. Saturino Gomes, scj
Postulador romano
BIOGRAFIA VENERÁVEL PADRE MANUEL NUNES FORMIGÃO
[SABER +]
OBRAS COMPLETAS CRITICAMENTE ANOTADAS DO VENERÁVEL PADRE MANUEL NUNES FORMIGÃO
UM PROJETO AMBICIOSO: OBRAS COMPLETAS CRITICAMENTE ANOTADAS DO VENERÁVEL PADRE MANUEL NUNES FORMIGÃO
O Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) iniciou, em maio de 2025, o projeto da edição da Obra Completa Criticamente Anotada do Venerável Padre Manuel Nunes Formigão; um projeto confiado ao nosso Instituto pela Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima (IRNSF).
Dirigem este projeto Eugénia Abrantes, presidente do IEAC-GO, monsenhor Saturino Gomes, Assistente Eclesiástico da Congregação e Postulador da Causa de Canonização do Venerável P.e Formigão e a superiora geral Irmã Armandina Neto.
A pertinência desta edição é inquestionável. A figura do P.e Formigão tem sido alvo de uma atenção pouco sistemática da historiografia portuguesa em geral. O conjunto da documentação histórica já existente representa uma fonte preciosa para os historiadores, cuja investigação poderá completar a nossa História de Portugal, assim como a História da Igreja, da Geografia, do Jornalismo, da Sociologia da Política em Portugal e dar a conhecer o papel fundamental que nelas teve o P.e Formigão.
Muito embora sejam conhecidos alguns autores que se dedicaram à elaboração de obras de natureza biográfica (e não só) sobre o P.e Formigão, o seu legado cultural, espiritual, político, social, jornalístico, editorial, etc. habita, ainda, na sombra dos palcos académicos e sociedade portuguesa e estrangeira.
Em suma, todo este legado carece, evidentemente, assim o julgamos, de uma edição cientificamente válida que os lance a edições atualizadas, segundo os atuais critérios de edição de fontes históricas. O vazio editorial impede o conhecimento desta figura importante da nossa Cultura e da nossa História.
Importa, ainda, ter presente que decorre, atualmente, o processo de canonização do Venerável Manuel Nunes Formigão. Como esclarece a Congregação:
“A fama de santidade de que gozava o Venerável Manuel Nunes Formigão, amplamente reconhecida por inúmeros testemunhos orais e escritos, e a consciência de que a luz não deve ficar escondida, mas colocada bem alto para servir de exemplo e incentivo ao Povo de Deus, levou a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, a diligenciar a introdução da Causa de Canonização do seu Fundador, juntamente com a diocese de Leiria-Fátima de que era Bispo D. Serafim Ferreira Sousa e Silva.
A Conferência Episcopal Portuguesa, sob a presidência do Cardeal-Patriarca D. José Policarpo, deu a sua anuência em novembro de 2000.
O Processo, iniciado em 15 de setembro de 2001, encontra-se Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, e aguarda confirmação da santidade do Servo de Deus, por parte da Igreja.” (Cf. https://www.reparadorasfatima.pt/fundador/)
É postulador da causa de canonização do Venerável Padre Manuel Nunes Formigão, monsenhor Manuel Saturino Gomes, auditor do Tribunal Apostólico da Rota Romana.
ORGANOGRAMA
Coordenador Geral:
- Manuel Joaquim Gomes Barbosa, SCJ | IEAC-GO
Comissão Científica Tutora (Ordem Alfabética):
- José Eduardo Franco | CEG, IEAC-GO
- Marco Daniel Duarte | Departamento de Estudos do Santuário de Fátima
- Paula Carreira | CEG, IECC – PMA, IEAC-GO
- Porfírio Pinto | CEG. IEAC-GO
Investigadores (Ordem Alfabética):
- Madalena Costa Lima | IEAC-GO
- Olinda Ribeiro | IEAC-GO
- Paula Oliveira | IEAC-GO
Instituições Parceiras (Ordem Alfabética):
- Cátedra de Estudos Globais
- Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta
- Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes
INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS PARCEIRAS
Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes
CONTACTOS
Instituto de Estudos Avançados em catolicismo e Globalização (IEAC-GO)
https://ieacgo.pt/
Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima: www.reparadorasfatima.pt
