Descrição
s Compreender a relação entre o estilo barroco e o Concílio de Trento. s Apreender a linguagem artística do barroco como um veículo da doutrina tridentina. s Distinguir as diversas expressões do barroco, a respetiva identidade religiosa e o contexto histórico-cultural.
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s Saber ler no espaço sagrado as várias linguagens do barroco e as respetivas mensagens religiosas.
s Identificar as várias doutrinas religiosas em questão. s Perceber a simbologia da dimensão teatral do barroco.
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1. A Reforma protestante e a Contrarreforma católica: a fase pós-tridentina.
. O culto eucarístico. . O culto mariano. . O culto dos santos. . O altar de Nossa Senhora da Doutrina. 2. O simbolismo da arte barroca. . A aparente contradição entre a austeridade exterior e a riqueza interior dos templos. . A dimensão cénica e teatral do espaço sagrado. . O significado da utilização do ouro. . O aumento da área da capela-mor. . A introdução do trono na capela-mor. . A multiplicação dos altares e das imagens de santos. . A profusão das invocações marianas: o exemplo da Imaculada Conceição e o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa. 3. A talha dourada e a azulejaria. . As igrejas de ouro do Bairro Alto: São Roque, Santa Catarina e Convento dos Cardais. . A igreja de São Francisco, no Porto. . Braga, cidade do barroco. 4. As várias linguagens do barroco. . Do maneirismo ao barroco nacional: o exemplo das igrejas jesuítas – a doutrina e o ideal missionário. . Do barroco nacional ao barroco joanino e ao rococó: exemplo dos mosteiros beneditinos de Entre Douro e Minho, pós-Congregação. . O desvirtuamento doutrinal. . Do barroco joanino ao barroco italianizante: o exemplo do Convento de Mafra – o triunfo do poder. |
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