MÓDULO 4 – A ARTE PALEOCRISTÃ – Duração: 12 h

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Descrição

Objetivos

Gerais

 

s Reconhecer a diferença da arte cristã inicial relativamente ao contexto cultural greco-romano.

s Identificar os princípios doutrinais que suportam as expressões artísticas paleocristãs.

s Interpretar símbolos e imagens à luz dos princípios cristãos e das influências do ambiente cultural.

 

Objetivos

Específicos

 

s Compreender a evolução da arte cristã oriental e ocidental.

s Identificar, no território português, o património, os símbolos e as expressões artísticas no contexto histórico da Península Ibérica.

s Adquirir conhecimentos sobre as origens do monaquismo ocidental pela importância que virá a ter mais tarde, na Idade Média e, particularmente, no período da fundação de Portugal.

 

Conteúdos 1.      O contexto histórico.

2.      A época das catacumbas.

. O cristianismo clandestino.

. As primeiras expressões artísticas cristãs: técnicas, temáticas e    simbologias.

3.      A época basilical.

. O cristianismo, religião oficial do Império Romano.

. Os lugares de culto: espaços domésticos, basílicas e mausoléus.

. As basílicas da época visigótica: Idanha-a-Velha, Beja e Mértola.

4.      A arte bizantina.

. As influências culturais gregas e egípcias.

. As técnicas de representação e os fundamentos doutrinais das mesmas.

. A simbologia das formas e das cores.

5.      O início do monaquismo ocidental e do centralismo romano.

. A Inspiração dos Padres do Deserto: os exemplos de Santo Antão e de São        Paulo Ermita.

. As referências patrimoniais portuguesas destas duas figuras: Ermitério Os Santos, em Sendim; Convento de São Paulo, na serra de Ossa; igreja dos Paulistas, em Lisboa; e conjunto monumental de Santo Antão do Tojal. A inspiração de Santo António.

. A Regra de Santo Agostinho: Santa Cruz de Coimbra e São Vicente de Fora, dois dos mosteiros portugueses que virão a adotar esta regra.

. A Regra de São Bento de Núrsia: os primitivos cenóbios em território português.

. São Gregório Magno: o centralismo romano e a sua influência na arte cristã.

 

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