A Mística Carmelita – Sierra de Francia, La Alberca, Santuário de Nuestra Señora de la Peña de Francia, La Granja de San Ildefonso, Universidade Pontifícia de Salamanca

No âmbito da atividade do nosso Tórnos – Centro Internacional da Experiência Turística, o IEAC-GO, em parceria com a Lisbon Roots, Lda, promove a viagem A Mística Carmelita, de 2 a 5 de outubro de 2020. Este é um desafio para percorrer os caminhos de Ávila, Segóvia e Alba de Tormes, visitando lugares emblemáticos como Sierra de Francia, La Alberca, o Santuário de Nuestra Señora de la Peña de Francia, La Granja de San Ildefonso e a Universidade Pontifícia de Salamanca.

1.º dia: Lisboa | La Alberca | Santuario de N.S. de la Peña de Francia | Alba De Tormes | Ávila
Manhã [07.00]: início da viagem para Ávila, a partir da Praça Marquês de Pombal [do lado do Parque Eduardo VII], seguindo pela fronteira de Vilar Formoso.

Almoço em La Alberca.
Tarde: conhecer os encantos da Sierra de Francia, começando pela aldeia de La Alberca, uma das seis aldeias classificadas como conjunto histórico. Percorrer as suas ruas é viajar no tempo e descobrir diferentes modos de vida e saberes. A arquitetura, numa malha urbana labiríntica com características peculiares, bem como o património religioso e as muitas tradições locais revelam La Alberca judaica, islâmica e cristã.

Subir à Peña de Francia, onde se encontra o santuário dedicado à padroeira da província de Salamanca. Desde o séc. XV, gerações de peregrinos subiram os quase 1800 m de altitude em devota veneração a Nuestra Señora de la Peña de Francia e levaram esta devoção para muitas outras regiões, incluindo Portugal.
Visitar Alba de Tormes. Santa Teresa fundou, em 1571, o Monasterio de la Anunciación, onde está sepultada e se encontram duas das suas relíquias mais emblemáticas, para além do seu corpo: o coração e o braço esquerdo. Peregrinos e turistas de todo o mundo visitam este lugar em busca da inspiração da mestra da oração e da contemplação. A visita compreende a igreja, o museu e o sepulcro de Santa Teresa, declarada por S. Paulo VI Doutora da Igreja.
Jantar e alojamento no CITeS – Universidad de la Mística, dos padres Carmelitas Descalços.

2.º dia: Ávila
Manhã: conhecer Ávila, a cidade muralhada que nos transporta para a Idade Média. Mais do que um percurso pelas ruas e monumentos, trata-se de um percurso pela vida de Santa Teresa. A partir do séc. XVI, a história da cidade tornou-se inseparável da história da fundadora das Carmelitas Descalças e da presença destas e da sua espiritualidade na vida de inúmeras pessoas que se reveem no apelo a uma experiência mística.

Almoço no CITeS.
Tarde: tempo livre para atividades a gosto pessoal.

Ao fim da tarde, em hora a confirmar, palestra sobre o tema da mística carmelita.
Jantar e alojamento no CITeS.

3.º dia: Ávila | Segóvia | Ávila
Manhã: visitar Segóvia, a cidade onde se encontra o túmulo de São João da Cruz. Monumentos como o aqueduto romano, o alcázar e a catedral são imagens de marca da cidade, que atraem milhares de visitantes. Mas há um outro património, imaterial: a herança da experiência mística que São João da Cruz deixou a Segóvia e ao mundo.

Visitar o Convento de los Carmelitas Descalzos, fundado por Santa Teresa, onde a Santa viveu durante 3 anos.
Visitar ainda a catedral e a igreja templária, que pode suscitar uma reflexão interessante sobre a espiritualidade do místico carmelita.
Almoço num restaurante local.
Tarde: visitar o Palacio Real de La Granja de San Ildefonso, mandado construir por Filipe V, primeiro rei da dinastia dos Borbões de Espanha: um conjunto histórico monumental, formado pelo palácio e seus jardins, inspirados em Versailles. Henrique IV de Castela comprou, no séc. XV, um pavilhão de caça e uma capela dedicada a Santo Ildefonso, que viria a dar nome ao palácio.
Alojamento e Jantar em Ávila. 

4.º dia: Ávila/ Salamanca/ Lisboa
Manhã: visitar a Universidade de Salamanca. Fundada em 1218, por Afonso IX, é desde então uma referência no panorama universitário europeu. A visita contempla o edifício histórico, que remonta ao séc. XV, a Catedral Nova e a monumental Plaza Mayor.

Almoço num restaurante local.
Tarde: regresso a Lisboa.

Preço por pessoa: 455€ (min. 25 pax)
Suplemento para quarto individual 10€

Incluído: circuito em autocarro de turismo; 3 noites de alojamento no CITeS – Universidad de la Mística da Ordem dos Carmelitas Descalços; 4 almoços; 3 jantares; entrada nos seguintes monumentos (8): Convento de la Anunciación de Alba de Tormes, Convento de la Encarnación, Catedral de Ávila, Alcazar de Segóvia, Catedral de Segóvia, Convento de São João da Cruz, Palacio Real de La Granja de San Ildefonso e Universidade de Salamanca; conferência sobre a mística carmelita; guia durante todo percurso; seguro de viagem.

Não incluído: suplemento para quarto individual; despesas pessoais; tudo o que não está expressamente mencionado no programa.

Informações e inscrições: IEAC-GO e Lisbon Roots, Lda
Rui Correia: geral@ieacgo.pt (963601888)
Paulo Santos: pjssjp@lisbonroots.com (930440160)

Pagamento Multibanco:
Entidade 20484
Referência 030936173
Valor 455

Promotor: Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização
Organização:Agência de Viagens Lisbon Roots, RNAVT 5786  NIF 513399631

IEACGO

GRÁTIS
BAIXAR