O IEAC-GO faz saber que está a lançar o projeto “O impacto dos cristãos no desenvolvimento da ciência”, com o objetivo de dar a conhecer aos mais jovens a presença, a importância e o extraordinário contributo que os cristãos deram ao desenvolvimento da ciência principalmente nos últimos quatro séculos.

O projeto visa recordar o imenso e valioso contributo que a Igreja outorgou ao desenvolvimento do conhecimento, e concretamente à criação da ciência como atividade institucional, sediada em universidades, ao estabelecimento e utilização do método científico e à abertura de novos domínios científicos.

O objetivo final é a produção de materiais informativos sobre o papel dos muitos cristãos que contribuíram – e continuam a contribuir – ativamente para o desenvolvimento da ciência, em muitos casos de forma pioneira, dando mesmo origem a novas ciências. Estes materiais serão divulgados através de

um site de acesso livre
– uma aplicação interativa
um jogo, em duplo formato: digital e formato tradicional

Estes materiais poderão ser utilizados, quer em contexto escolar, servindo para os docentes dos diversos níveis organizarem atividades lúdico-pedagógicas com os seus alunos; quer em contexto familiar e social, permitindo às crianças e aos jovens jogarem com eles, ao mesmo tempo que absorvem a informação.

O projeto centrar-se-á, nesta primeira fase, na divulgação da atividade dos cientistas dos séculos xvii-xxi, em duas linhas paralelas:
a) a ciência feita em todo o mundo
b) a ciência feita por portugueses, quer em Portugal, quer no resto do mundo.

IEACGO

GRÁTIS
BAIXAR