O IEAC-GO associa-se, no quadro da parceria estabelecida com a APEC, à divulgação da IV Peregrinação Nacional das Escolas Católicas a Fátima que se realizará no próximo dia 19 de outubro de 2018. Cumpre-se assim uma uma tradição iniciada em 2012, com a finalidade de congregar as EC na oração e na comunhão, junto de Maria. Mais uma vez a Peregrinação coincide com o início da Semana da Educação Cristã, da iniciativa da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF). Desta forma, «Ser feliz é ser santo» – o tema da Semana –, será a ideia que sustentará todo o programa, concebido concertadamente pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e pela Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), contando com a colaboração de diversas EC, e com o apoio imprescindível do Santuário de Fátima.

A Peregrinação, subordinada ao tema «feliz e santo? #eupossoeuquero!», pretende atingir os seguintes objetivos: (i) Reforçar nos participantes (alunos, professores, funcionários, famílias, voluntários) a sua identificação comum com o ideário da EC; (ii) Celebrar publicamente, num contexto de fé, a importância e a identidade da EC, no quadro da Semana Nacional da Educação Cristã.

O programa consta de uma Celebração mariana, na Capelinha das Aparições, às 11h, presidida por D. Manuel Pelino, a atividade «GPS com Maria – ao encontro da história, da cultura e da mensagem de Fátima», após o almoço, e, a terminar, a celebração «Adeus a Maria», na Basílica da Santíssima Trindade, pelas 16h, também presidida por D. Manuel Pelino.

Em Portugal continental e Ilhas há cerca de 140 EC frequentadas por cerca de 73 mil alunos.